Página Principal » Sobre

O Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE), é uma Unidade Suplementar vinculada à Reitoria da UFRN, criada pela Resolução CONSUNI no 29/1969-U, de 19 de maio de 1969, como Comissão de Concurso de Habilitação, para o primeiro Concurso de Habilitação à UFRN. A comissão era presidida pelo Vice-Reitor e professor Otto de Brito Guerra, para o concurso do ano de 1970, após a Reforma Universitária de 1968, estabelecendo princípios e normas a serem adotados na realização de concursos.

Para o processo seletivo de 1971, a Resolução nº 06/1970-CONSEPE definiu que a comissão receberia o nome de Comissão Executiva do Concurso Vestibular. Na Resolução nº 60/1971- CONSEPE, que estabeleceu propostas e normas para o vestibular de 1972, a Comissão Executiva do Concurso Vestibular passa a se chamar Comissão Permanente de Vestibular, originando a sigla COMPERVE, mantida até os dias atuais.

A COMPERVE passou a ser um órgão do colegiado especial, responsável pela programação e execução do concurso Vestibular, formada por cinco membros efetivos e cinco suplentes, designados pelo Reitor e escolhidos entre os docentes da UFRN. A partir do início da década de 2000, utilizando se de sua expertise na realização dos vestibulares e dos concursos da UFRN, a COMPERVE passou a expandir suas atividades, realizando concursos e processos seletivos externos à UFRN.

Com a Resolução nº 14/2011-CONSUNI foi aprovado o novo Regimento Interno da Reitoria, e nele surge, como Unidade Suplementar, o Núcleo Permanente de Concursos, em substituição à Comissão Permanente do Vestibular, passando a ser uma Assessoria Especial vinculada administrativamente ao Reitor, dando auxílio no estudo e na análise de assuntos específicos.

A Resolução no 76/2012-CONSEPE, instituiu o último Processo Seletivo Vestibular para ingresso em cursos de graduação da UFRN no ano de 2013. A partir de então, a COMPERVE passou a atuar exclusivamente na realização de concursos, processos seletivos, exames de proficiência e testes de habilidade específica, tanto para atender às demandas internas da UFRN, como para atender às necessidades de outras instituições, em níveis municipal, estadual e federal.

Em seu Regimento Interno, aprovado por meio da Resolução no 15/2013-CONSUNI, a COMPERVE tem definido seu objetivo principal como sendo realizar processos seletivos, concursos públicos, estudos e pesquisas, avaliações e análises de situações educacionais; e subsidiar as instâncias acadêmicas com informações sobre ingresso, permanência e trajetória de alunos, por meio da análise de perfis socioeconômicos e cognitivos dos candidatos para os cursos oferecidos; ampliar a interação da universidade com o Ensino Médio, contribuindo para a democratização do acesso ao Ensino Superior.

A estrutura organizacional da COMPERVE é formada por um Conselho Deliberativo, uma Direçãogeral, e 5 Coordenadorias, conforme mostra a abaixo.

 

 

A Diretoria Geral é o órgão executivo, ao qual compete administrar, zelando pelo bom desempenho e eficiência, elaborar o plano de metas para o exercício, divulgar as informações relativas a concursos e processos seletivos e apresentar ao Conselho Deliberativo relatório anual de atividades.

A Coordenadoria de Concursos e Processos Seletivos é responsável pela operacionalização dos concursos e processos seletivos, sendo de sua responsabilidade avaliar a viabilidade operacional desses eventos, programar e coordenar sua realização, e indicar membros para a composição de bancas de elaboração e de correção de provas.

A Coordenadoria de Avaliação é responsável pela concepção e elaboração de provas, promovendo ações para dar suporte acadêmico-científico e pedagógico a essa atividade, articulando se com as instâncias de ensino, pesquisa e extensão da UFRN.

A Coordenadoria de Estatística é responsável pelo suporte estatístico às atividades da COMPERVE e também por analisar perfissocioeconômicos e dos resultados dos eventos, assim como do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação é responsável pelo desenvolvimento, implantação e manutenção de soluções informatizadas para atender às atividades internas e às demandas dos eventos realizados pela COMPERVE, mantendo atualizadas as informações disponibilizadas em seu site.

A Coordenadoria Administrativa e Financeira é responsável pelo gerenciamento das atividades internas, respondendo pelos procedimentos operacionais e financeiros relacionados a elas, devendo elaborar orçamentos de concursos e processos seletivos; solicitar aquisição e pagamento de bens e serviços; elaborar relatórios e prestação de contas; realizar inventário de bens de consumo; e gerenciar os orçamentos do Núcleo

 

 
 © COMPERVE - Comissão Permanente do Vestibular | UFRN (CNPJ: 24.365.710/0001-83) | Telefone/WhatsApp: 84  9 9480-6849 | DZ3.